Relatório de Atividades – Laboratório Contos de Ifá

Este relatório embarca as atividades de Web Design e programação web, uma vez que as oficinas se juntarem para a criação do laboratório de desenvolvimento de games Contos de Ifá.

O desenvolvimento das fases de Ossain e Ibeji, durante as atividades do NUFAC – Núcleo de Formação de Agentes da Cultura Negra, desenvolvido pelo Centro Cultural Coco de Umbigada significou um marco no formato pedagógico do projeto.

Para o desenvolvimento das fases do Contos de Ifá, as oficinas de Web Design e de Programação Web se juntaram na constituição de um laboratório para desenvolvimento de games Contos de Ifá.

  • As mudanças puderam ser sentidas em alguns processos:
  • O tempo das oficinas foi muito mais focado em ações práticas que teóricas;
  • Os participantes das oficinas buscaram realizar as tarefas que mais condiziam com seus desejos, ao invés de todxs participarem das mesmas atividades;
  • O comprometimento com horário de chegada e de saída, bem como com os dias que os participantes iriam para o projeto ficou em aberta e não mais obrigatória: nem por isso, o laboratório teve a presença diminuída: pelo contrário, os jovens se mostraram muito mais presentes e propensos a participar das aulas

Num primeiro momento, os jovens debateram, juntamente com Mãe Lúcia de Oyá e Mãe Beth de Oxum, quais seriam as histórias mitológicas que seriam contadas. Uma conversa deliciosa sobre mitos e ritos se tornou presente e constante durante todo o processo do laboratório.

Na sequência, os jovens partiram para a produção do roteiro do game e, em seguida, do desenvolvimento das imagens e ilustrações a serem utilizadas nas fases.

Num terceiro momento, todos se reuniram para o desenvolvimento dos códigos em html5, css3 e javascript para a construção das fases. Nesse momento, optou-se por finalziar a fase de ossain, pelas lógicas rituais e mitológicas e de tempo.

O que pode ser notado, durante todo esse período, foi um maior interesse dos jovens na participação das construções das fases no laboratório Contos de Ifá; para além, notou-se um senso de participação ativa na construção de um projeto, que foi todo explicitado para os jovens: fases de captação de recursos, desenvolvimento das idéias, construção dos games etc.

No momento, a fase de Ossain foi finalizada com primazia, a fase de Ibeji, porém estacionada por quistões dos ritos e dos mitos, está no processo de finalização.

fotos disponíveis aqui

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s